top of page
  • Foto do escritormultysat

Empreender com propósito torna o mundo melhor. Uma meta para todos os negócios.


Nos últimos anos, o empreendedorismo com propósito tem alcançado grande destaque e conquistado o seu espaço no mundo dos negócios, contribuindo com a solução de desafios da sociedade, criando produtos e serviços com visão além do lucro ou aspetos mais tangíveis, como oportunidades de mercado.


Ter uma ideia inovadora, colocá-la em prática, gerar lucro e ainda promover impacto positivo na sociedade. Parece a fórmula ideal para quem quer ter um empreendimento de sucesso. Mas será que todos os empreendedores pensam da mesma maneira? Embora não haja um consenso ou resposta única sobre o conceito de sucesso, pesquisas indicam que a maioria concorda que, para empreender, é preciso ter um propósito.


Nos últimos anos, o empreendedorismo com propósito tem alcançado grande destaque e conquistado o seu espaço no mundo dos negócios. Uma nova geração de empreendedores estão realizando os seus propósitos pessoais e contribuindo com a solução de desafios da sociedade, criando produtos e serviços com visão além do lucro ou aspetos mais tangíveis, como oportunidades de mercado.


Percebe-se o crescente surgimento de novos empreendimentos que vem se mostrando mais inovadores, atraentes, rentáveis e sustentáveis ao contrário das antigas e consolidadas organizações que, mesmo apresentando os pilares missão, visão e valores, eram pressionadas por iniciativas disruptivas, pelo fato de não terem, ou propriamente não comunicarem o seu propósito, ou seja: a razão pela qual a organização faz o que faz.


Missão é o que sua empresa faz,
Visão é uma bússola que serve como um grande objetivo de longo prazo,
Valores guiam a forma como a estratégia e a missão são executadas e
Propósito a razão para existir.

Quando falamos de Propósito, nos referimos à razão pela qual algo existe ou é criado. Na prática, ter um propósito bem definido, faz com que a criação e a execução de um plano de negócios seja algo instigante, o que facilita bastante a oferta de valor para o mercado e o alcance de melhores resultados.


Empreender é um grande desafio, e é preciso muito mais do que disposição para fazer um empreendimento dar certo. É preciso ter propósito!


Para descobrir o verdadeiro propósito do seu negócio, é essencial colocar questões como:

  • “Qual é a sua causa?”

  • “Porque quer empreender?”

  • “Porque se levanta todas as manhãs?

  • “Qual a sua motivação?”

  • “Porquê transformar a sua ideia num empreendimento?”

Percebem que o “porquê?” é o ponto-chave!? Inclusive ele faz parte da famosa Teoria do Círculo Dourado do escritor e especialista em Liderança Simon Sinek, autor do bestseller “Porquê? Como Grandes Líderes Inspiram Ação”. Neste livro, o autor explica como grandes líderes e organizações obtêm influência e sua posição de destaque.


Os que começam com o “porquê“ possuem a habilidade de inspirar aqueles a sua volta ou encontrar aqueles que os inspiram.” – Simon Sinek.


Gilmar Ferreira é piloto e paraquedista, tendo voado por mais de uma década em garimpos, transporte aero médico com busca e salvamento nas selvas amazônica. Fundador da Asa Norte Taxi Aéreo e CEO do MultyGroup.


Sua experiência por mais de 30 anos na Amazônia, permitiu experimentar e controlar os níveis mais elevados de stress em situações críticas onde demanda a frieza para atravessar uma adversidade extrema. É também escritor e apaixonado pelo empreendedorismo. Fale com o Gilmar





bottom of page