top of page

Cresce o número de furtos e roubos de bicicleta em todo o país

  • Foto do escritor: multysat
    multysat
  • 30 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de mai. de 2021


Ao mesmo tempo em que é notado um aumento do número de ciclistas nas cidades, nota-se também o crescimento de crimes relacionados à bicicleta.


De acordo com os dados da pesquisa Origem e Destino, divulgados pelo Metrô de São Paulo em julho de 2019, a bicicleta demonstrou uma mudança significativa na rotina das pessoas: houve um crescimento de 24% de indivíduos que utilizam a bicicleta como principal meio de descolamento na capital paulista, quando comparado com o ano de 2007.


Além disso, o Anda SP verificou que mais de 107 mil pessoas utilizam a bicicleta todos os dias, fato que pode ser notado no cotidiano da cidade.


A rapidez do meio de transporte é um dos motivos para a mudança de hábito dos paulistanos, que geralmente enfrentam trânsito em suas rotinas, mas há outro fator que também colaborou com a mudança: a saúde.


Segundo um trabalho realizado pelo Instituto de Saúde Global Barcelona (ISGlobal), a bicicleta é o meio de transporte que traz mais benefícios em relação a saúde, inclusive quando comparada à caminhada.


O uso da bicicleta é apontado como fator para aumentar o bem-estar pessoal, manter a mente saudável, diminuir a sensação de solidão e o estresse. Entretanto, ao mesmo tempo em que aumentou o número de ciclistas, também foi notado o crescimento de roubos e furtos de bicicletas nas cidades. Em São Paulo, de acordos com os dados obtidos pelo SP1 junto à Secretaria de Segurança Pública, os lugares com melhor infraestrutura para as bicicletas são os principais locais com casos de roubos e furtos, como as regiões de Pinheiros, Itaim Bibi, Vila Mariana, Bela Vista, República e os próprios parques de São Paulo.


Assim como acontece com outros bens, um dos maiores problemas nas delegacias de furto e roubo é a identificação quando a bicicleta é encontrada. Dificilmente se sabe quem é o proprietário. Para tornar o processo mais rápido e eficiente, a MultySat, empresa de tecnologia em segurança, desenvolveu o QR Safe, um QR Code personalizado para cada cliente, onde constam todos os dados do cadastro na hora da compra. Com essa tecnologia, a bicicleta passa a ter uma identificação do proprietário, trazendo mais segurança e rapidez na localização em caso de roubo.


Ao ser recuperada, basta aproximar o leitor de QR Code e identificar os dados, como nome, endereço e telefone. Em material confeccionado em alumínio, suportando ações do tempo, e com alta resolução do código, as placas possuem espessura de 0,30 mm e 0,15 mm auto adesivas de grande resistência.


A MultySat é a primeira empresa brasileira dentro da ABF Associação Brasileira de Franchising a lançar produtos e serviços inovadores por assinatura na área de segurança.


Considerando o aumento de furtos e roubos nos últimos anos e não recuperados por falta de identificação do dono, o QR Code MultySat, é uma maneira de facilitar o resgate do bem e garantir maior segurança para a bicicleta e outros objetos.





Comments


bottom of page