top of page

A estratégia não é um destino ou uma solução. É uma jornada e precisa de liderança permanente.

  • Foto do escritor: multysat
    multysat
  • 26 de jun. de 2021
  • 3 min de leitura

O plano de crescimento para 2021 que você fez em janeiro ficou velho. Independente se sua scale-up está se beneficiando ou sendo diretamente afetada pela crise, uma coisa é certa: você precisa de um novo.


A pandemia gerou uma transformação na forma e práticas de trabalho. No primeiro momento, desaceleramos a execução e fizemos um plano de guerra dentro da MultySat. Em questão de dias, toda a operação se adaptou ao novo cenário.


Nessa pandemia, mais do que nunca, os líderes precisaram estar presentes para seus colaboradores com uma comunicação ativa e transparente. Todos nós fomos surpreendidos com a crise e foi preciso deixar isso claro para a equipe, dividindo as dores, mostrando vulnerabilidade e, depois, apresentando o plano para ter liquidez.


O foco está nas pessoas do seu time e no caixa da empresa. As escolhas, por outro lado, devem ser rápidas, corajosas e conscientes, gerenciar perdas, ganhar terreno e manter a sanidade.


O gerenciamento de perdas é a parte mais difícil de ser CEO, em que cortes precisam ser feitos e gastos reduzidos. Aqui, é preciso que você tenha em mente algumas premissas:


Aceite a nova realidade. Não há tempo para negação ou para subestimar a extensão e o impacto desse novo cenário em todos os setores.


Se, como última alternativa, for realmente necessário fazer o downsizing do seu time, faça isso rapidamente e da forma mais sincera e humana possível, como no exemplo de Brian Chesky, fundador do Airbnb.


Planeje suas demissões: faça de uma vez, ou pelo menos em um espaço de três meses – já que os tempos são incertos. Não prometa coisas que não é capaz de cumprir.


Durante esse processo, foque tanto na equipe que permanece quanto naquela que está deixando sua empresa.


Mantenha sua equipe motivada. Enquanto CEO, você precisa passar segurança para as pessoas que estão com você nessa jornada e conectá-las com o propósito. As pessoas precisam de esperança.


Implemente um congelamento de contratações, mas esteja pronto para fazer movimentos caso apareça alguma oportunidade.


Trabalhe com o cenário no qual você não poderá levantar dinheiro tão cedo. O momento é de retraimento do Venture Capital e de alto custo do crédito bancário.


Reavalie seus investimentos em marketing, os contratos com fornecedores e os custos de software e infraestrutura.


Nesse cenário, o ideal é ter fôlego de caixa de 18 meses. Para isso, empreendedores precisam mudar a estrutura de despesas, por exemplo, renegociar seus contratos, pedir para os clientes que paguem antecipadamente, reduzir os gastos com marketing e transformar custos fixos em custos variáveis.


Uma desaceleração é o melhor momento para posicionar sua empresa para crescer. Sendo assim, enquanto estiver gerenciando perdas, você pode fazer movimentos para ganhar terreno:


Tome as decisões e corte os custos necessários para prolongar o runaway. Identifique os desequilíbrios de oferta e demanda nos diferentes canais. Na MultySat, empresa de tecnologia em segurança e franquia de produtos e serviços para o setor automotivo, notamos após inserirmos novas categorias de produtos, um aumento de 80% nas vendas para o produto Odontológico, um plano nacional sem coparticipação, tanto para B2B quanto para B2C.


Essa demanda, acendeu uma luz para que aprovássemos outros produtos e incluíssemos também o Telemedicina, onde qualquer pessoa e em qualquer lugar, poderá realizar consultas médicas e ter a receita ou requisição de exames sem precisar sair de casa.


A velocidade é seu patrimônio. Por isso, procure oportunidades. Nesse mesmo exemplo da MultySat, se possível, automatize os processos manuais e repetitivos com ferramentas e tecnologia.


Foque em eficiência operacional ao aplicar os princípios lean para reduzir desperdícios. Sua empresa sairá da crise com números mais sólidos e melhor posicionada para voltar a acelerar o crescimento.


O futuro do trabalho chegou: avalie se não é possível economizar com seu escritório. Talvez valha a pena ter uma rotina de trabalho flexível em um espaço com menos custo – jornada de dois dias e rotatividade entre colaboradores.


Aproveite para aperfeiçoar o seu produto e oferecer uma solução melhor que a dos seus concorrentes. Por isso, esteja próximo das equipes de produto e tecnologia.


Gilmar Ferreira é piloto e paraquedista, tendo voado por mais de uma década em garimpos, transporte aero médico com busca e salvamento nas selvas amazônica. Fundador da Asa Norte Taxi Aéreo e CEO do MultyGroup. Sua experiência por mais de 30 anos na Amazônia, permitiu experimentar e controlar os níveis mais elevados de stress em situações críticas onde demanda a frieza para atravessar uma adversidade extrema. É também escritor e apaixonado pelo empreendedorismo. Fale com o Gilmar


Conheça nossas franquias: http://multysat.rds.land/franquia







Comentarios


bottom of page